PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES/PR E AÇÕES AFIRMATIVAS

Universidade e as cotas sociorraciais

Autores

  • Mauro Januário Universidade Estadual do Norte do Paraná/UENP
  • Rosiney Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • James Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palavras-chave:

Educação, Formação Escolar, Universidade, Ações Afirmativas

Resumo

Uma das finalidades da educação é a de proporcionar ao estudante condições para desenvolver a criticidade frente à realidade que o cerca. Assim, faz-se necessário conhecer as características dos alunos, para que a instituição de ensino promova ações adequadas ao seu público-alvo. Com esse propósito, o presente estudo procurou, por meio da aplicação de questionários a estudantes de Bandeirantes/PR, averiguar o perfil e, também, o  entendimento acerca do direito às cotas sociorraciais. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes de escolas públicas desconhece o direito às cotas e alertamos para a necessidade da Universidade atuar de forma mais eficaz na divulgação e promoção deste direito.

Biografia do Autor

  • Rosiney, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em Letras e Doutorado em Educação pela mesma Instituição. É professora adjunta do curso de Letras, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); e docente do Mestrado Profissional em Letras da UENP. É, ainda, membro da Comissão de Acompanhamento das Políticas de Ações Afirmativas (CAAF). 

  • James, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Possui graduação em Letras Portugês e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, é aluno do Programa de Pós-graduação em Letras (Doutorado), com ênfase em Estudos Literários, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e Diretor de Cultura da UENP.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos