DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS REDES SOCIAIS EM CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Espaços de interatividade, extensão universitária, ambientes virtuais.Resumo
O objetivo deste artigo é relatar uma experiência de divulgação científica e da extensão universitária. A experiência foi realizada na forma de lives, através de um canal no YouTube®, no caso o Geotecnologias na Rede. A princípio, foram convidados pesquisadores e pesquisadoras que atuam em instituições públicas de ensino superior no país. Em seguida, foram realizadas as divulgações dos eventos. Solicitou-se aos estudantes que compartilhassem as lives com familiares e amigos, preferencialmente àqueles que não frequentam a universidade e posteriormente ocorreu a análise da satisfação dos participantes. Os resultados demonstraram que no momento síncrono das transmissões o público médio foi de 70 pessoas, contudo após sua realização, esse valor alcançou mais de 400 visualizações, ou seja, aumento de mais de 5 vezes após o momento síncrono. Isso revela que as ações continuam sendo prestigiadas e como ficaram gravadas, mais expectadores serão atingidos. A análise de satisfação evidenciou que 44,4% avaliou as atividades com nota máxima e 29,6% avaliou com nota nove.