CONSTRUINDO CIÊNCIA COM O PIBID:
A CIÊNCIA TEM COR? BREVE ENFOQUE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE INVENTORES E CIENTISTAS NEGROS PARA TURMAS DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO RAIMUNDO NONATO – PI
Palavras-chave:
Cientistas e inventores negros, Ensino de Ciências, PIBID, Mulheres na CiênciaResumo
Este relato de experiência apresenta algumas intervenções realizadas por meio do PIBID em uma Escola da Rede Municipal de São Raimundo Nonato - PI, sobre a temática ‘racismo’. Este trabalho, em seu formato de resumo, foi premiado com o 1º lugar na 9ª Mostra de Iniciação à Docência, da XIV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As atividades se desenrolaram por meio de vários recursos didáticos, foram apresentados vídeos, um questionário e histórias de cientistas e inventores negros por meio do projeto ‘Construindo Ciência com o PIBID’, em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, com o tema “Por que não conhecemos cientistas e inventores negros?”. Além de falar sobre inventores e cientistas negros, tivemos o objetivo também de mostrar que a Ciência não tem cor, etnia e não tem gênero, pois ela é plural. E com isso, informar que ela pode ser feita por negros, brancos, homens e mulheres etc. O resultado da intervenção dos cientistas e inventores foi muito satisfatório para todos os envolvidos com o projeto. Com as respostas dadas ao questionário deu para perceber o quanto os alunos ficaram admirados e inspirados por saberem que importantes invenções e trabalhos foram feitos por negros e mulheres negras.