Técnicas educacionais alternativas: relato de experiência na aplicação de um jogo como ferramenta tecnológica educacional

Autores

  • Jeanderson Soares Parente
  • Grayce Alencar Albuquerque
  • Helder Cardoso Tavares
  • Ilnara Maria Calou de Araújo

Palavras-chave:

Ensino médio, Técnicas Educacionais, Sexualidade, Diversidade sexual, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Objetivamos relatar nossa experiência pessoal como integrantes de um projeto de extensão sobre diversidade sexual quanto à eficácia da aplicação de um jogo como método pedagógico alternativo para promoção da discussão de temas sobre sexualidade, gênero e diversidade sexual em estudantes do segundo ano de uma escola pública de ensino médio localizada no município de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. A dinâmica com os alunos consistiu na aplicação de um jogo educativo sobre temas transversais relacionados a sexualidade originado a partir da adaptação do jogo Scotland Yard, produzido pela empresa Grow®. A escolha do jogo como tecnologia pedagógica se mostrou bastante eficaz porque possibilitou que os alunos, através de uma metodologia lúdica e instigante, exercitassem suas capacidades de lógica e raciocínio, revisassem os conteúdos curriculares dos anos anteriores e ainda discutissem entre si e com os professores em sala de aula sobre os casos e os temas propostos.

Downloads

Publicado

2019-10-12

Edição

Seção

Relatos de Experiência