A COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES

UMA CONTRIBUIÇÃO DAS HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Viviane Cristina Cândido UNIFESP
  • Suely Grosseman

Palavras-chave:

Comunicação, Educação médica, Profissionais da Saúde, Humanidades, Filosofia

Resumo

No presente trabalho, tratamos da potencialidade das Humanidades, especificamente a filosofia e a literatura, na formação de profissionais da Saúde, no que tange às relações e a necessária comunicação na Saúde. Considerando que a comunicação nas profissões na área da saúde tende a ser influenciada pela visão predominante de mundo em determinada época e que vivemos um momento de transição, é importante atentar para os aspectos históricos que influenciaram o processo de mudança da compreensão do cuidado e da atenção à saúde em uma perspectiva biomédica para o cuidado centrado na pessoa e, mais recentemente, nas relações. Diferentes saberes integram-se e auxiliam na formação em saúde e, consequentemente, na atenção e no cuidado ao paciente, entre eles o saber biomédico e as humanidades. Abordamos a filosofia, demonstrando como ela pode fundamentar epistemologicamente as Ciências da Saúde; e a literatura, apresentando um conto de Machado de Assis, visando evidenciar as suas possibilidades na formação de profissionais da Saúde e no desenvolvimento da comunicação, como princípio e como habilidade. Esse ensaio proporciona uma reflexão acerca do papel das humanidades na formação dos profissionais, que considere a importância da Comunicação nas relações entre profissionais de saúde, seus pacientes e familiares e a comunidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane Cristina Cândido, UNIFESP

    Doutorado em Ciências das Religiões. Docente adjunto e pesquisadora do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Suely Grosseman

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Mother and Child Health - University of London (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Cursou o programa de desenvolvimento docente para educadores médicos do Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil de 2008 a 2010 e continua envolvida com o programa como facilitadora nacional. Realizou seu Pós-doutorado (agosto de 2011 a 31 de julho de 2012) na Drexel University College of Medicine (Filadélfia), no qual co-facilitou as aulas em habilidades de comunicação junto com o Professor Dennis Novack e desenvolveu projetos de pesquisa sobre comunicação com sua equipe e também com Prof. Mohammadreza Hojat da Jefferson Medical College, as Profas Debra Roter e Susan Larson da John Hopkins Bloomberg School of Public Health e com Prof. Stewart Mennin (à dsitäncia). Aposentou-se como professora associada do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Santa Catarina em 2016, e continua atuando como professora voluntária na graduação, ministrando aulas de habilidades de comunicação e orientando trabalhos de conclusão científica e no Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) ensinando Metodologia do Ensino Superior e orientando projetos de pesquisa. Desde julho de 2018, é professora do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba (Paraná). Na pesquisa, trabalha com os métodos quantitativo e qualitativo e suas linhas de pesquisa são: educação para profissões da saúde, avaliação discente, bem-estar e qualidade de vida do estudante e do professor, comunicação na área da saúde, e na pediatria, aleitamento materno. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEPEME), reconhecido pela UFSC e CNPq, institiuído em março de 2008. Em outubro de 2017, graduou-se como professora da American Academy on Communication in Healthcare (EUA). Estyá como diretora secretária da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) de 2018-2020.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde

Como Citar

A COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES: UMA CONTRIBUIÇÃO DAS HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 103-119. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1054

Artigos Semelhantes

1-10 de 521

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)