A COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES
UMA CONTRIBUIÇÃO DAS HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Palavras-chave:
Comunicação, Educação médica, Profissionais da Saúde, Humanidades, FilosofiaResumo
No presente trabalho, tratamos da potencialidade das Humanidades, especificamente a filosofia e a literatura, na formação de profissionais da Saúde, no que tange às relações e a necessária comunicação na Saúde. Considerando que a comunicação nas profissões na área da saúde tende a ser influenciada pela visão predominante de mundo em determinada época e que vivemos um momento de transição, é importante atentar para os aspectos históricos que influenciaram o processo de mudança da compreensão do cuidado e da atenção à saúde em uma perspectiva biomédica para o cuidado centrado na pessoa e, mais recentemente, nas relações. Diferentes saberes integram-se e auxiliam na formação em saúde e, consequentemente, na atenção e no cuidado ao paciente, entre eles o saber biomédico e as humanidades. Abordamos a filosofia, demonstrando como ela pode fundamentar epistemologicamente as Ciências da Saúde; e a literatura, apresentando um conto de Machado de Assis, visando evidenciar as suas possibilidades na formação de profissionais da Saúde e no desenvolvimento da comunicação, como princípio e como habilidade. Esse ensaio proporciona uma reflexão acerca do papel das humanidades na formação dos profissionais, que considere a importância da Comunicação nas relações entre profissionais de saúde, seus pacientes e familiares e a comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.