A COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES
UMA CONTRIBUIÇÃO DAS HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Palavras-chave:
Comunicação, Educação médica, Profissionais da Saúde, Humanidades, FilosofiaResumo
No presente trabalho, tratamos da potencialidade das Humanidades, especificamente a filosofia e a literatura, na formação de profissionais da Saúde, no que tange às relações e a necessária comunicação na Saúde. Considerando que a comunicação nas profissões na área da saúde tende a ser influenciada pela visão predominante de mundo em determinada época e que vivemos um momento de transição, é importante atentar para os aspectos históricos que influenciaram o processo de mudança da compreensão do cuidado e da atenção à saúde em uma perspectiva biomédica para o cuidado centrado na pessoa e, mais recentemente, nas relações. Diferentes saberes integram-se e auxiliam na formação em saúde e, consequentemente, na atenção e no cuidado ao paciente, entre eles o saber biomédico e as humanidades. Abordamos a filosofia, demonstrando como ela pode fundamentar epistemologicamente as Ciências da Saúde; e a literatura, apresentando um conto de Machado de Assis, visando evidenciar as suas possibilidades na formação de profissionais da Saúde e no desenvolvimento da comunicação, como princípio e como habilidade. Esse ensaio proporciona uma reflexão acerca do papel das humanidades na formação dos profissionais, que considere a importância da Comunicação nas relações entre profissionais de saúde, seus pacientes e familiares e a comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

