PROMOVENDO AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mots-clés :
Saúde Pública, Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Prevenção de DoençasRésumé
A promoção da saúde visa desenvolver a autonomia e a responsabilidade das pessoas e comunidades, além de ser uma prática social crítica e transformadora, amplamente utilizada na prevenção de doenças e agravos. Este manuscrito teve como objetivo a dinamização de eventos que possibilitassem a construção/consolidação de uma visão autônoma e crítica aos estudantes e professores, focados em abordar temas atuais, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades fisiopatológicas e psicológicas. Trata-se de um relato de experiência vinculado a um projeto de extensão desenvolvido em uma escola púbica de Campina Grande, Paraíba, de forma continuada com os alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental II, onde foram trabalhados os temas, como saúde sexual e reprodutiva, álcool e drogas, noções de primeiros socorros, higiene bucal e corporal, nutrição e alimentação saudável e morbidades psíquicas. As ações integraram estratégias pedagógicas que propiciaram discussão, problematização e reflexão, tornando o estudante corresponsável pela sua saúde e da comunidade em que vive. Os resultados esperados foram alcançados com sucesso, principalmente no que se refere à formação de uma rede de diálogo, procurando expandir os horizontes de informações sobre os temas trabalhados. Assim, a educação em saúde, nas escolas, é uma das formas mais frequentes de sistematização de atividades educativas, usada como uma importante ferramenta efetiva de transformação social, formando agentes multiplicadores.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.