UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR COMPLEMENTAR DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA VIA GOOGLE CLASSROOM
Palavras-chave:
Educação online, Ensino, Interdisciplinaridade, Matemática, PortuguêsResumo
O presente estudo, de caráter exploratório-propositivo, objetiva apresentar e discutir uma proposta de ensino interdisciplinar complementar, no formato de Educação Online, por meio do Google Classroom, interligando duas áreas do conhecimento - Língua Portuguesa e Matemática. Para tal, buscamos apoio nos documentos oficiais em vigência, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Currículo do Estado de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2018); bem como em estudiosos que pesquisam a respeito de interdisciplinaridade e Educação Online: Jantsch (1972), Japiassu (1976), Moran (2005), entre outros. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, para subsidiar a proposição metodológica trazida por este trabalho. A partir do estudo realizado e diante do exposto no corpo do texto e da proposta de ensino que apresentamos, torna-se perceptível a relevância da associação de áreas distintas do saber no ensino, por meio de Temas Transversais, e ainda a utilização produtiva de recursos tecnológicos como o Google Classroom em favor do processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.