AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO AS PRÁTICAS RACISTAS NO BRASIL E NA ESCOLA
Palavras-chave:
Escola, Prática racista, Racismo, Relação étnico-racialResumo
Combater as práticas do racismo na atual sociedade brasileira e nos espaços escolares permanece como processo de luta pelo reconhecimento e a valorização étnica de um povo e de um espaço igualitário de convivência das diferenças. Por sua vez, o presente artigo de caráter qualitativo e quantitativo, busca apresentar um relato de experiência a partir das aulas de Sociologia em uma determinada escola privada no município de Recife/PE, cuja proposta pedagógica desenvolvida, viabiliza compreender como as concepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio em relação às práticas do racismo se manifestam na sociedade brasileira e na escola instituídas em nosso cotidiano. O estudo em questão está fundamentado a partir das discussões e concepções de alguns autores como Munanga e Gomes (2006), Santos (2007), Gomes (2006), Carvalho (2008), Cavalleiro (2001), que subsidiaram a compreensão sobre o que constitui o racismo no Brasil e o papel social da escola para combater as práticas racistas existentes. Além dos documentos oficiais como as Leis Federais nº 10.639/03 e 11.645/08. Os estudos revelam que permanece a existência do racismo em nossa sociedade e que esse é fruto de uma formação social mal estabelecida desde o período colonial. Por fim, aponta também que para minimizar as práticas racistas, a discussão deve ser colocada em pauta nos espaços escolares, trazendo o conhecimento da História da África como instrumento primordial para a construção de uma sociedade igualitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.