AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO AS PRÁTICAS RACISTAS NO BRASIL E NA ESCOLA
Palavras-chave:
Escola, Prática racista, Racismo, Relação étnico-racialResumo
Combater as práticas do racismo na atual sociedade brasileira e nos espaços escolares permanece como processo de luta pelo reconhecimento e a valorização étnica de um povo e de um espaço igualitário de convivência das diferenças. Por sua vez, o presente artigo de caráter qualitativo e quantitativo, busca apresentar um relato de experiência a partir das aulas de Sociologia em uma determinada escola privada no município de Recife/PE, cuja proposta pedagógica desenvolvida, viabiliza compreender como as concepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio em relação às práticas do racismo se manifestam na sociedade brasileira e na escola instituídas em nosso cotidiano. O estudo em questão está fundamentado a partir das discussões e concepções de alguns autores como Munanga e Gomes (2006), Santos (2007), Gomes (2006), Carvalho (2008), Cavalleiro (2001), que subsidiaram a compreensão sobre o que constitui o racismo no Brasil e o papel social da escola para combater as práticas racistas existentes. Além dos documentos oficiais como as Leis Federais nº 10.639/03 e 11.645/08. Os estudos revelam que permanece a existência do racismo em nossa sociedade e que esse é fruto de uma formação social mal estabelecida desde o período colonial. Por fim, aponta também que para minimizar as práticas racistas, a discussão deve ser colocada em pauta nos espaços escolares, trazendo o conhecimento da História da África como instrumento primordial para a construção de uma sociedade igualitária.
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