O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE
UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Ensino de História; Narrativas; Educação de Jovens e Adultos; Prática de Ensino; Formação de Professores.Resumo
O presente artigo é resultante de parte da dissertação de mestrado homônima ao título do artigo, defendida no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Rio Grande. Trata-se de um estudo produzido a partir das narrativas escritas pelos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, localizada no Bairro Santa Rosa, na Zona Oeste da cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, durante as aulas de História. Este estudo teve por objetivo apreender as concepções que os estudantes forjaram ao longo de suas trajetórias e das aulas de História acerca da categoria trabalho na contemporaneidade, alicerçados na sua experiência de vida, a partir de uma perspectiva histórica. Constatamos que é fundamental o respeito ao protagonismo e a autonomia dos estudantes enquanto leitores e produtores de história.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

