O PIBID E AS PRÁTICAS DOCENTES COM A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Palavras-chave:
PIBID, Iniciação a Docência, Educação Básica, ContextualizaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir experiências docentes e discentes, sobre os desafios do PIBID em ações mediadas por práticas fundadas na perspectiva da educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Para tanto, destaca as propostas implementadas, com vistas a compreender os percursos pedagógicos e formativos, a partir do imbricamento universidade e escola, com os bolsistas de ID, coordenadores de área e supervisores nas instituições parceiras. De metodologia participante, identifica na práxis com as escolas, um incentivo e ação fundamental para a construção da identidade docente dos futuros pedagogos, bem como de reconhecimento dos lugares de atuação para transformação dos entendimentos sobre os currículos da educação básica, a partir da contextualização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

