O PIBID E AS PRÁTICAS DOCENTES COM A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores

  • Edmerson dos Santos Reis Uneb
  • Edilane Carvalho Teles Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Josemar Martins - Pinzoh Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

PIBID, Iniciação a Docência, Educação Básica, Contextualização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir experiências docentes e discentes, sobre os desafios do PIBID em ações mediadas por práticas fundadas na perspectiva da educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Para tanto, destaca as propostas implementadas, com vistas a compreender os percursos pedagógicos e formativos, a partir do imbricamento universidade e escola, com os bolsistas de ID, coordenadores de área e supervisores nas instituições parceiras. De metodologia participante, identifica na práxis com as escolas, um incentivo e ação fundamental para a construção da identidade docente dos futuros pedagogos, bem como de reconhecimento dos lugares de atuação para transformação dos entendimentos sobre os currículos da educação básica,  a partir da contextualização.

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Biografia do Autor

  • Edilane Carvalho Teles, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    O presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir experiências docentes e discentes, sobre os desafios do PIBID em ações mediadas por práticas fundadas na perspectiva da educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Para tanto, destaca as propostas implementadas, com vistas a compreender os percursos pedagógicos e formativos, a partir do imbricamento universidade e escola, com os bolsistas de ID, coordenadores de área e supervisores nas instituições parceiras. De metodologia participante, identifica na práxis com as escolas, um incentivo e ação fundamental para a construção da identidade docente dos futuros pedagogos, bem como de reconhecimento dos lugares de atuação para transformação dos entendimentos sobre os currículos da educação básica,  a partir da contextualização.

  • Josemar Martins - Pinzoh, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação, FACED, da Universidade Federal da Bahia, UFBA Professor do Departamento de Ciências Humanas - Campus III/UNEB; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Tem experiência na área de Educação, Comunicação e Cultura, com ênfase em Educação de Adultos; Educação do Campo; Currículo; Gestão Educacional; Educação Ambiental e Ecopedagogia; Educação & Comunicação; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Mídia e Cultura, temas e campos nos quais vem atuando, seja realizando estudos e pesquisas, seja através das aulas que ministra nos cursos de Pedagogia e Comunicação Social da UNEB, no DCH III, incluindo a pós-graduação, ou eventualmente em outras instituições de Ensino Superior.

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Publicado

2020-12-17

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - I

Como Citar

O PIBID E AS PRÁTICAS DOCENTES COM A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 137-166. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1348

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