O USO DO CONCRETO E A AÇÃO LÚDICA NA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS

Auteurs-es

  • Nájela Tavares Ujiie UNESPAR
  • Eliane Paganini da Silva UNESPAR, Campus Apucarana

Mots-clés :

Pedagogia, Formação de Professores, Educação Matemática, Ensino da Matemática, Lúdico

Résumé

No âmbito do curso de Pedagogia a formação de professores demanda ser cunhada de modo polivalente e interdisciplinar, uma vez que de acordo com as diretrizes curriculares nacionais o formado na área atuará profissionalmente na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão educacional e demais contextos relacionados à educação e ao processo ensino e aprendizagem. A educação matemática é parte integrante da seara formativa do professor pedagogo e efetiva-se via disciplina de Princípios Teóricos e Metodológicos do Ensino da Matemática (PTMEM), a qual prima por articular os saberes docentes (curriculares, disciplinares e experienciais) numa correlação dinâmica entre teoria e prática, capaz de instrumentalizar a práxis educativa. Frente ao exposto, temos por prerrogativa discorrer neste artigo sobre o delineamento formativo e educativo no que tange a educação matemática no âmbito do curso de Pedagogia, com ênfase no uso do concreto e da ação lúdica, pois a inicialização aos conhecimentos matemáticos deve considerar a criança em sua singularidade, seus conhecimentos prévios, as experiências vivenciadas e o percurso subsidiário à construção de conceitos, dimensões caras a formação do pedagogo. Evidenciamos a trajetória da disciplina a partir de um relato dialógico que clarifica os pressupostos teóricos e metodológicos forjados no processo. Assim os resultados do caminhar consolidado no espaço-tempo de PTMEM evidenciam que embora inicialmente os acadêmicos tenham uma visão negativa da matemática esta se dissipa ao longo da disciplina, a correlação teoria e prática produz engajamento e as oficinas pedagógicas que articulam uso do concreto e elaboração de materiais lúdicos para o ensino da matemática, demonstram a implicação com o processo ensino e aprendizagem numa vertente significativa e comprometida com o tornar-se professor que possa ensinar matemática de modo bem diferente da memória educativa que carregam.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR

 Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Educação Infantil. Mestre em Educação. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Interdisciplinar(PPIFOR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) ambos vinculados ao CNPq.

Eliane Paganini da Silva, UNESPAR, Campus Apucarana

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta e Coordenadora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Apucarana. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE).

Téléchargements

Publié-e

2021-04-03

Comment citer

Tavares Ujiie, N., & Paganini da Silva, E. (2021). O USO DO CONCRETO E A AÇÃO LÚDICA NA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 276–298. Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1446