EXPERIÊNCIA DOCENTE E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores, Teoria da objetivaçãoResumo
A problemática da formação continuada de professores que ensinam Matemática mantém uma significativa relevância no cenário pedagógico da realidade brasileira, por conta dos inúmeros desafios que ainda se fazem presentes nesse contexto, a precariedade e diversidade da formação inicial desses docentes e as condições adversas de ensino que ainda se deparam nos seus respectivos segmentos educacionais. Com esse olhar, investigamos as contribuições de uma proposta de formação continuada, onde ocorra uma valorização das práticas e experiências docentes, bem como fomente a socialização e as trocas de experiências de forma profícua e fundamentada. E para dar suporte e contribuir nas analises sobre as práticas docentes e fundamentar a escolhas epistemológicas e avaliar as contribuições cognitivas das práticas pedagógicas, escolhemos a Teoria da Objetivação como elemento que irá alicerçar essa proposição, por conta de ser uma proposta que valoriza a prática, a cultura a linguagem e considera fundamental a experiência docente. Percebemos que a proposta atingiu de forma satisfatória os seus principais objetivos, se mostrando uma ferramenta interessante para fomentar a reflexão sobre as escolhas pedagógicas o entendimento mais pleno das intencionalidades pedagógicas, possibilitando a construção de uma prática pedagógica mais significativa e relacionada com o contexto social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

