DIFUNDINDO AS POTENCIALIDADES DOS INFOGRÁFICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Patrícia Zanon Peripolli Universidade Franciscana
  • Cláudia Smaniotto Barin Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Infográficos, Tecnologias Digitais, Formação de professores

Resumo

As tecnologias estão presentes em nosso dia a dia e vem impactando os mais diversos setores da sociedade, desde as relações sociais ao mundo do trabalho e estendendo-se até o campo educacional, requerendo das instituições e professores um constante processo de reformulação de sua práxis. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência a partir de um curso online de formação de professores de matemática, tendo como recorte o módulo direcionado para a produção de infográficos. Baseado na metodologia Design Based Research planejou-se e implementou-se um curso online que visava propiciar aos professores a fluência tecnológica-pedagógica para o uso das tecnologias. O público-alvo consistiu de 113 participantes entre professores vinculados à Educação Profissional e em formação inicial. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se as atividades de estudo propostas no Moodle. No módulo Infográficos, os professores foram inicialmente questionados se utilizavam infográficos em suas aulas, sendo que a maioria dos participantes não o fazia. Assim, foi apresentado os conceitos da infografia, exemplos de alguns recursos tecnológicos para a construção de infográficos e após proposto uma atividade, do tipo fórum, em que os deviam compartilhar sua produção e apontar melhorias e fragilidades dos trabalhos de seus pares. A atividade proporcionou um espaço de partilha e aprendizagem, engajando os sujeitos na construção e melhoria dos materiais produzidos. Com base nos dados, podemos inferir que esse recurso tecnológico despertou o interesse dos participantes que viram na infografia um instrumento para mediação pedagógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Zanon Peripolli, Universidade Franciscana

    Doutoranda em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN)
    Mestre em Educação Profissional e Tecnológico na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha
    Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos 

  • Cláudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo.  Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, no ensino mediado por tecnologias e na formação de professores.
    Mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

ZANON PERIPOLLI, Patrícia; SMANIOTTO BARIN, Cláudia. DIFUNDINDO AS POTENCIALIDADES DOS INFOGRÁFICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 559–579, 2021. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1495. Acesso em: 23 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 563

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.