A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos

Autores

  • Yasmin Pereira Azevedo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Ana Clara Ruback Bomfim Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Caroline Cruvinel de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Gabriela Sandes Machado Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Lívia Martins dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Matheus Rodrigues Lopes Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Palavras-chave:

Dança, Estresse Psicológico, Saúde mental, Educação de Graduação em Medicina, Estudantes de Medicina

Resumo

A exposição prolongada a agentes estressores pelos estudantes gera consequências físicas, psicológicas, cognitivas e sociais. A melhoria do bem-estar e a redução do estresse do discente estimulam sua capacidade lúdica e a saúde mental. A dança torna-se uma opção atrativa que traz benefícios como a integração e a socialização, o aumento da autoestima e a melhoria das capacidades motora e cognitiva. O objetivo deste estudo foi proporcionar à comunidade acadêmica de medicina uma atividade cultural e de lazer como alternativa para diminuir os níveis de estresse. O projeto teve participação de 33 indivíduos, entre discentes e docentes da UNIVASF – Campus Paulo Afonso, que se dedicaram às atividades de dança de salão e outras modalidades, os quais constaram que houve a integração social e o otimismo da comunidade acadêmica, visto que as atividades foram reconhecidas como instrumento acessível no combate ao estresse e a cobrança diária da rotina acadêmica. As atividades lúdicas permitiram o estímulo físico e psicológico, além de proporcionar momentos de descontração e alegria. Em se tratando da saúde de quem será o cuidador, é fundamental que o futuro profissional se sinta bem para desenvolver a habilidade intelectual e humanizada para lidar com as necessidades dos pacientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-04-23

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PEREIRA AZEVEDO, Yasmin; RUBACK BOMFIM , Ana Clara; CRUVINEL DE SOUZA , Caroline; SANDES MACHADO , Gabriela; MARTINS DOS SANTOS , Lívia; RODRIGUES LOPES, Matheus. A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 291–306, 2022. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1517. Acesso em: 2 ago. 2025.