A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
Palavras-chave:
Dança, Estresse Psicológico, Saúde mental, Educação de Graduação em Medicina, Estudantes de MedicinaResumo
A exposição prolongada a agentes estressores pelos estudantes gera consequências físicas, psicológicas, cognitivas e sociais. A melhoria do bem-estar e a redução do estresse do discente estimulam sua capacidade lúdica e a saúde mental. A dança torna-se uma opção atrativa que traz benefícios como a integração e a socialização, o aumento da autoestima e a melhoria das capacidades motora e cognitiva. O objetivo deste estudo foi proporcionar à comunidade acadêmica de medicina uma atividade cultural e de lazer como alternativa para diminuir os níveis de estresse. O projeto teve participação de 33 indivíduos, entre discentes e docentes da UNIVASF – Campus Paulo Afonso, que se dedicaram às atividades de dança de salão e outras modalidades, os quais constaram que houve a integração social e o otimismo da comunidade acadêmica, visto que as atividades foram reconhecidas como instrumento acessível no combate ao estresse e a cobrança diária da rotina acadêmica. As atividades lúdicas permitiram o estímulo físico e psicológico, além de proporcionar momentos de descontração e alegria. Em se tratando da saúde de quem será o cuidador, é fundamental que o futuro profissional se sinta bem para desenvolver a habilidade intelectual e humanizada para lidar com as necessidades dos pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

