A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
empatia, tolerância, educação infantil, formação de professoresResumo
O presente ensaio tem por objetivo tecer reflexões atuais sobre o conceito da empatia associado ao valor da tolerância, relacionando-o com a formação de professores e o currículo, no que tange a educação infantil e o trabalho sistemático em salas de aula plurais e heterogêneas. A discussão está fundamentada à luz de teóricos como Koller (2001), Hoffman (2000), Eisenberg (1990), Damon & Colby (2015) Silva (2015); Pinheiro (2011) e Morgado (2020). Após uma síntese sobre a importância do desenvolvimento da empatia em uma sociedade cada vez mais individualista, apresenta-se um breve resumo sobre as diferentes definições do conceito, seguida de apontamentos sobre a BNCC e a BNC-Formação. Por fim, discute-se o uso do conflito em sala de aula como oportunidade pedagógica e defende-se uma visão profissional do professor de educação infantil e a necessidade de o trabalho com a empatia iniciar na primeira infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.