AS CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO QUÍMICA DO PIBID IF SERTÃO PERNAMBUCANO, CAMPUS PETROLINA, NA VISÃO DOS PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES

Autores

  • Danielle Juliana Silva Martins IF Sertão - PE/Campus Petrolina
  • Kamilla Barreto Silveira IF Sertão - PE/Campus Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.5281.zenodo.11640891

Palavras-chave:

Pibid, Química, Escolas

Resumo

Este estudo trata de uma reflexão sobre o Subprojeto de Química do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizado pelo Instituto
Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, com as escolas parceiras.
Faz parte de um recorte do Projeto “O PIBID e o Ensino de Química: estratégias
de ensino diversificadas nas escolas públicas de Petrolina”, aprovado pelo
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, do IF Sertão Pernambucano,
CAAE 20846619.5.0000.8052. A pesquisa objetivou relacionar quais as
contribuições do Subprojeto para as escolas, na visão dos professores e
gestores, que atuaram no Edital 2018, entre agosto de 2018 e janeiro de 2020.
Utilizou-se como metodologia a aplicação de um questionário online enviado a
todos professores e gestores atendidos pelo projeto no período de atuação. Este
curso foi escolhido por ter aderido ao PIBID desde a implantação na instituição.
Concluímos que na visão dos investigados o projeto contribuiu para a melhoria
das atividades de química da escola.

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Biografia do Autor

Danielle Juliana Silva Martins, IF Sertão - PE/Campus Petrolina

Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Petrolina. Ministra as disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura em Computação, Química, Música e Física da instituição, tais como Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado em Ensino pela UNIVATES. Foi Coordenadora Institucional do PIBID 2011 e coordenadora de área do Subprojeto de Computação do PIBID 2013 no IF Sertão PE. Coordena a parte pedagógica da Academia Hacktown e investe em estudos voltados para a formação de professores da educação básica, bem como a aplicação das tecnologias no processo educativo dos alunos e professores. Atualmente é aluna do programa de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UNIVASF e esta desenvolvendo o projeto de pesquisa envolvendo três eixos: Ensino de Ciências, Inovação Educacional e a Convivência no Semiárido.

Kamilla Barreto Silveira, IF Sertão - PE/Campus Petrolina

Graduação em Licenciatura em Química e Mestrado em Química pela Universidade Federal do Ceará; Doutorado em Ciência dos Materiais em andamento pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Experiência em Adsorção de metais pesados com foco em Química Ambiental, através de análise traço utilizando Métodos Cromatográficos. Atua na área de Química de Polímeros, em sistemas de Liberação Controlada de Fármacos e Hidrogéis Superabsorventes. Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, lotada no Curso Licenciatura em Química.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Silva Martins, D. J., & Barreto Silveira, K. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO QUÍMICA DO PIBID IF SERTÃO PERNAMBUCANO, CAMPUS PETROLINA, NA VISÃO DOS PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A16 01–24. https://doi.org/10.5281.zenodo.11640891