AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA EDUCATIVO - PREVENTIVO EM SAÚDE BUCAL APLICADO EM ESCOLARES DE PETROLINA (PE)
Palavras-chave:
Educação em saúde bucal, Promoção da saúde, Cárie dentáriaResumo
Os hábitos de higiene oral são primordiais para a prevenção da cárie dentária, sendo o ambiente escolar local adequado para o desenvolvimento desses costumes. O presente estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um programa educativo-preventivo em saúde bucal, direcionado a 144 escolares, de 6 a 14 anos, discentes de uma escola pública de Petrolina (PE). Foi realizada a avaliação da experiência de cárie dos alunos, através dos índices CPO-D (dentição permanente) e ceo-d (dentição decídua), como também a mensuração do índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) dos discentes, antes e depois da realização do método educativo. Após coletados, os dados foram tabulados e trabalhados pela estatística descritiva, assim como realizado o teste T de Student para associação das variáveis numéricas antes e após a intervenção. O CPO-D médio encontrado foi de 0,76, considerado baixo; e o ceo-d médio foi de 2,19, classificado como muito baixo, segundo a OMS. Os alunos apresentaram elevada experiência de cárie e necessidade eminente de tratamento odontológico. Na primeira avaliação, o IHOS médio dos alunos foi de 1,94, considerado ruim. Após o programa, o IHOS médio foi de 1,11, considerado regular, havendo redução de 42,45% desse índice. Os resultados demonstram que programas educativo-preventivos, propostos em ambiente escolar, que promovam a escovação supervisionada diária, são efetivos na melhora dos hábitos de higiene bucal dos alunos, podendo contribuir na redução do risco de desenvolver a cárie dentária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.