AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA EDUCATIVO - PREVENTIVO EM SAÚDE BUCAL APLICADO EM ESCOLARES DE PETROLINA (PE)
Palavras-chave:
Educação em saúde bucal, Promoção da saúde, Cárie dentáriaResumo
Os hábitos de higiene oral são primordiais para a prevenção da cárie dentária, sendo o ambiente escolar local adequado para o desenvolvimento desses costumes. O presente estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um programa educativo-preventivo em saúde bucal, direcionado a 144 escolares, de 6 a 14 anos, discentes de uma escola pública de Petrolina (PE). Foi realizada a avaliação da experiência de cárie dos alunos, através dos índices CPO-D (dentição permanente) e ceo-d (dentição decídua), como também a mensuração do índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) dos discentes, antes e depois da realização do método educativo. Após coletados, os dados foram tabulados e trabalhados pela estatística descritiva, assim como realizado o teste T de Student para associação das variáveis numéricas antes e após a intervenção. O CPO-D médio encontrado foi de 0,76, considerado baixo; e o ceo-d médio foi de 2,19, classificado como muito baixo, segundo a OMS. Os alunos apresentaram elevada experiência de cárie e necessidade eminente de tratamento odontológico. Na primeira avaliação, o IHOS médio dos alunos foi de 1,94, considerado ruim. Após o programa, o IHOS médio foi de 1,11, considerado regular, havendo redução de 42,45% desse índice. Os resultados demonstram que programas educativo-preventivos, propostos em ambiente escolar, que promovam a escovação supervisionada diária, são efetivos na melhora dos hábitos de higiene bucal dos alunos, podendo contribuir na redução do risco de desenvolver a cárie dentária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

