A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA
UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
Palavras-chave:
Habilitamentos, Processos de Atividade, Narrativas, AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão acerca de teorias altissonantes na contemporaneidade que debatem acerca do aprender humano. Este debate recai sobre algumas categorias como: o engajamento do aprendiz e suas dimensões corpóreas e emocionais; as (re)atualizações criativas existentes nos processos de compartilhamento de conhecimento, que podem ser descritos como habilitamentos ou processos de atividade; a existência de comunidades de prática e de dinâmicas comunicacionais englobando estes processos de aprender; e, teoriza-se a integração do conhecimento como algo que ocorreria de forma longitudinal, de modo a alocar a narrativa como melhor maneira de o compartilhar. Estas distintas contribuições teóricas são articuladas de modo a tensionar o tempo presente, que é suscintamente descrito como um tempo de estabilização dinâmica e de proliferação de estímulos audiovisuais. Ao final do texto sugere-se a narrativa como modo de se integrar os conhecimentos no tempo presente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.