A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA
UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12667622Palavras-chave:
Habilitamentos, Processos de Atividade, Narrativas, AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão acerca de teorias altissonantes na contemporaneidade que debatem acerca do aprender humano. Este debate recai sobre algumas categorias como: o engajamento do aprendiz e suas dimensões corpóreas e emocionais; as (re)atualizações criativas existentes nos processos de compartilhamento de conhecimento, que podem ser descritos como habilitamentos ou processos de atividade; a existência de comunidades de prática e de dinâmicas comunicacionais englobando estes processos de aprender; e, teoriza-se a integração do conhecimento como algo que ocorreria de forma longitudinal, de modo a alocar a narrativa como melhor maneira de o compartilhar. Estas distintas contribuições teóricas são articuladas de modo a tensionar o tempo presente, que é suscintamente descrito como um tempo de estabilização dinâmica e de proliferação de estímulos audiovisuais. Ao final do texto sugere-se a narrativa como modo de se integrar os conhecimentos no tempo presente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

