OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA (COVID-19) SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

PERSPECTIVAS VYGOTSKYANAS

Autores

Palavras-chave:

Distanciamento Social, Desenvolvimento, Impactos

Resumo

O presente estudo objetivou analisar os impactos do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19 sobre o desenvolvimento da criança, a partir da perspectiva vygotskyana. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura, embasado numa abordagem qualitativa. As obras encontradas foram analisadas considerando-se três aspectos: pré-análise, exploração de material e tratamento dos resultados: inferência e interpretação, a partir da utilização do descritor: “Distanciamento Social and Desenvolvimento and criança”. Considerando a interação social como um fator fundamental para o desenvolvimento infantil, os resultados apontaram que o distanciamento social provocado pela COVID-19 modificou drasticamente a rotina das crianças, acarretando impactos negativos ao seu desenvolvimento. Deste modo, conclui-se que a ausência de relações sociais durante a pandemia da COVID-19 trouxe dificuldades para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, dificultando o seu processo de aprendizagem. Outro ponto a ser destacado, refere-se à ampliação da desigualdade social, onde muitas crianças não tiverem acesso ao ensino remoto, ampliando-se os impactos negativos a este público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Graduanda em Letras pela Universidade Regional do Cariri - URCA/CE. É Bolsista de iniciação científica do PIBIC/FUNCAP - URCA/CE. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Ciência e Tecnologia , da Universidade Regional do Cariri. 

  • Rita Celiane Alves Feitosa, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO de Juazeiro do Norte-CE (2015), Especialização em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Pós-Graduação em Politicas Públicas em Saúde Coletiva pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Graduada também em Pedagogia pela UniFAEL. Possui Graduação no Curso de Licenciatura em História pelo Centro Universitário INTA (2013), Especialização em História Geral com Ênfase em Sociologia e Culturas Afro e Indígenas pela Autarquia Educacional do Araripe-AEDA. Experiência nas áreas: Educação, Saúde, Assistência Social e Organizacional.

Publicado

2022-09-09

Como Citar

OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA (COVID-19) SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: PERSPECTIVAS VYGOTSKYANAS. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 306-322. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1867

Artigos Semelhantes

31-40 de 254

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.