AUTORIDADE EM UM BREVE PERCURSO GENEALÓGICO

TRANSFORMAÇÕES NA TRADIÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13623148

Palavras-chave:

Educação, Desrespeito, Autoridade, Relativismo, Tradição

Resumo

Não é incomum na atualidade, surgirem relatos de pais, professores e alunos sobre situações de desrespeito no ambiente escolar. Estimulando nesse contexto a pergunta pelo sentido de autoridade enquanto referencial coletivo, o intuito neste trabalho é traçar um breve percurso histórico em caráter genealógico que inicia no conceito de autoridade como sentido comungado coletivamente em determinadas épocas, avançando na direção de uma mutação, na atualidade, onde radica a prática de múltiplos sentidos de autoridade individualizados. A pergunta pela autoridade tem um potencial de esclarecimento na perspectiva de uma sensibilidade mútua enquanto reconhecimento das intencionalidades e necessidades no âmbito intersubjetivo. Trata-se de um ensaio eminentemente teórico, desenvolvido num campo de argumentação que se constrói como fronteira entre a filosofia e a história da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jeferson Luis da Silva, Unilasalle

    Possui doutorado em Educação pela Universidade La Salle - Canoas (2022), mestrado em Educação pela Universidade La Salle - Canoas (2015), graduação em Filosofia Bacharelado pela Universidade La Salle - Canoas (2011), graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade La Salle - Canoas (2010). Tem experiência na área de Educação e Tecnologia da Informação (T.I.).

  • Elmer Érico Link, Unilasalle

    Doutorando e Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Canoas, na Linha de Pesquisa "Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação "(2015), graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2008) , graduação em bacharel em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2016). Trabalha como professor tutor da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, Psicoterapeuta. Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB

  • Cleber Gibbon Ratto, Unilasalle

    Pesquisador do CNPq. Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Psicanalista. Membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicologia, Psicanálise e Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos dessas áreas. Discute temas ligados à subjetividade, cultura contemporânea, juventudes e novas sociabilidades. Atualmente é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), do qual foi coordenador adjunto (2012-2016). Editor da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC]. Foi pesquisador e docente colaborador do Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista - IPA (2014-2018). Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Integrante do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS área de Educação e Psicologia (2017-2019). Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES - MEC/INEP. Foi coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA (2008-2010). Líder do Grupo de Pesquisa "Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPQ).

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

AUTORIDADE EM UM BREVE PERCURSO GENEALÓGICO: TRANSFORMAÇÕES NA TRADIÇÃO EM EDUCAÇÃO. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), A2 01-31. https://doi.org/10.5281/zenodo.13623148

Artigos Semelhantes

171-180 de 436

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.