A PANDEMIA DA COVID-19 E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DE JOVENS AUTISTAS EM SENHOR DO BONFIM - BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12532793Palavras-chave:
Autismo, Ensino de Ciências, Inclusão, PandemiaResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem de ciências de jovens autistas que estudam em escolas regulares do município de Senhor do Bonfim, Bahia, no período de isolamento social em razão da Covid-19. Além das dificuldades corriqueiras de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo em seu processo de inclusão escolar, o período pandêmico trouxe novos desafios que necessitam de investigação. Para isso, pesquisou-se, qualitativamente, casos de três jovens autistas e sua educação em ciências na pandemia. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas individuais, por web conferência, realizadas com os jovens, suas mães e professoras e a análise desses resultados foi efetuada pelo método de análise de conteúdo. Essas entrevistas foram feitas a partir de algumas questões que sondaram o processo de ensino e aprendizagem dos entrevistados possibilitando soluções para o problema: Como foi realizado o ensino para jovens autistas, estudantes de escolas localizadas no município de Senhor do Bonfim-Ba, nesse período de pandemia? Esses jovens estudantes conseguiram acompanhar as aulas remotas nesse período de pandemia? Como foi trabalhado o ensino de ciências de modo remoto? Esses referidos estudantes autistas aprenderam conteúdos escolares de ciências nesse cenário? Quais? Como os pais perceberam o desenvolvimento do seu filho em relação aos conteúdos escolares no ensino de ciências? Existiram desafios e dificuldades em aprender ciências nesse cenário de isolamento social? Quais? Verificou-se que os jovens passaram por diversas dificuldades que foram enfrentadas por meio de ajustes realizadas por suas mães e professoras. Entretanto, foi apurada ausência de políticas institucionais em suas escolas, que não buscaram efetuar adequações que pudessem solucionar os problemas surgidos com o ensino remoto.
Palavra-chave: Autismo. Ensino de Ciências. Inclusão. Pandemia.
Abstract
The present study aims to analyze the development in the science teaching-learning process of autistic young people who study in regular schools in the Senhor do Bonfim city of Bahia state, during the period of social isolation because to Covid-19. In addition to the common difficulties of people with autism spectrum disorder in their school inclusion process, the pandemic period brought new challenges that require investigation. For this, cases of three autistic young people and their science education in the pandemic were qualitatively researched. Data were produced through individual interviews, via web conference, carried out with young people, their mothers and teachers, and the analysis of these results was carried out using the content analysis method. These interviews were based on some questions that probed the teaching and learning process of the interviewees, enabling solutions to the problem: How was the teaching carried out for autistic young people, students from schools located in the municipality of Senhor do Bonfim, in this pandemic period? Were these young students able to keep up with remote classes in this pandemic period? How was the teaching of science remotely worked? Did these autistic students learn school science content in this scenario? Which? How did parents perceive their child's development in relation to school contents in science teaching? Were there challenges and difficulties in learning science in this scenario of social isolation? Which? It was found that young people went through several difficulties that were faced through adjustments made by their mothers and teachers. However, there was a lack of institutional policies in their schools, which did not seek to make adjustments that could solve the problems arising from remote teaching.
Keywords: Autism. Science. Teaching. Inclusion. Pandemic.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.