EDUCAÇÃO EM SAÚDE
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Palavras-chave:
Educação em saúde, Serviço social, Atividades extramurosResumo
A educação em saúde inclui uma série de ações e estratégias voltadas para a comunidade, montadas por profissionais e/ou estudantes da área da saúde, objetivando a divulgação de informações que culminem em modificações no estilo de vida do indivíduo e, consequentemente, leve à prevenção de doenças. O objetivo desse estudo é relatar uma ação de educação em saúde, realizada por estudantes de medicina, em comemoração ao Maio Roxo (mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais - DII), em uma unidade do Centro de Referência de Atenção à Saúde (CRAS), do município Barreiras-BA. Foi realizada uma palestra sobre o que são as DII, qual a sintomatologia, como prevenir o seu surgimento e quando procurar ajuda profissional. Na mesma ocasião, foi aferida a pressão arterial e glicemia capilar dos que estavam presentes, e todas as dúvidas que os participantes tinham foram sanadas. A partir dessa ação, foi possível perceber que ações de educação em saúde beneficiam não só a população, pois recebem informações e embasamento para exercerem papel de vigilância quanto à sua própria saúde, mas também os acadêmicos, uma vez que possibilita uma interação com a comunidade em que a universidade está inserida, assim como vivências e experiências que não podem ser obtidas unicamente dentro de sala de aula. Conclui-se, portanto, que ações de educação em saúde, durante a graduação, tem o potencial para construir profissionais mais eficientes e humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.