EDUCAÇÃO EM SAÚDE

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE

Autores

  • Thiago José Islanderson dos Santos Castro UNIFASB/UNINASSAU
  • Maria Eduarda Guerra UNINASSAU
  • Rita Graciette Pinheiro Soares UNINASSAU
  • Mariana Castro de Madeiros UNINASSAU
  • Neuzyanne da Silva Souza UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Educação em saúde, Serviço social, Atividades extramuros

Resumo

A educação em saúde inclui uma série de ações e estratégias voltadas para a comunidade, montadas por profissionais e/ou estudantes da área da saúde, objetivando a divulgação de informações que culminem em modificações no estilo de vida do indivíduo e, consequentemente, leve à prevenção de doenças. O objetivo desse estudo é relatar uma ação de educação em saúde, realizada por estudantes de medicina, em comemoração ao Maio Roxo (mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais - DII), em uma unidade do Centro de Referência de Atenção à Saúde (CRAS), do município Barreiras-BA. Foi realizada uma palestra sobre o que são as DII, qual a sintomatologia, como prevenir o seu surgimento e quando procurar ajuda profissional. Na mesma ocasião, foi aferida a pressão arterial e glicemia capilar dos que estavam presentes, e todas as dúvidas que os participantes tinham foram sanadas. A partir dessa ação, foi possível perceber que ações de educação em saúde beneficiam não só a população, pois recebem informações e embasamento para exercerem papel de vigilância quanto à sua própria saúde, mas também os acadêmicos, uma vez que possibilita uma interação com a comunidade em que a universidade está inserida, assim como vivências e experiências que não podem ser obtidas unicamente dentro de sala de aula. Conclui-se, portanto, que ações de educação em saúde, durante a graduação, tem o potencial para construir profissionais mais eficientes e humanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Thiago José Islanderson dos Santos Castro, UNIFASB/UNINASSAU

    Acadêmico de Medicina

    Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU/BARREIRAS)

  • Maria Eduarda Guerra, UNINASSAU

    Acadêmica de Medicina

    Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU/BARREIRAS)

  • Rita Graciette Pinheiro Soares, UNINASSAU

    Acadêmica de Medicina

    Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU/BARREIRAS)

     

  • Mariana Castro de Madeiros, UNINASSAU

    Acadêmica de Medicina

    Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU/BARREIRAS)

  • Neuzyanne da Silva Souza, UNINASSAU

    Acadêmica de Medicina

    Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU/BARREIRAS)

Publicado

2023-12-25

Edição

Secção

Relatos de Experiências

Como Citar

THIAGO JOSÉ ISLANDERSON DOS SANTOS CASTRO; MARIA EDUARDA GUERRA; RITA GRACIETTE PINHEIRO SOARES; MARIANA CASTRO DE MADEIROS; NEUZYANNE DA SILVA SOUZA. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 13, n. 32, 2023. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2374. Acesso em: 2 ago. 2025.