PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA APLICADA EM UM CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Elienay Reis Dias Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA
  • Antônia Iracilda e Silva Viana Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA
  • Anderson Gomes Santana Nascimento Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA
  • Michelli Erica Souza Ferreira Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problema, Percepção, Ensino médico

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problema (PBL, do inglês, problem-based learning) é uma metodologia ativa de ensino aplicada em muitas universidades e atualmente em um curso de medicina do nordeste brasileiro. Para obter o ponto de vista dos alunos do referido curso sobre a metodologia aplicada, este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos discentes sobre o PBL aplicado no Eixo Integrador pertencente a graduação em medicina. O estudo foi do tipo observacional com participação de 96 alunos, os quais responderam ao questionário Dundee Ready Educational Environment Measure (Dreem). O parecer de aprovação ética consta com registro CAAE: 53409621.0.0000.5086. As dimensões de percepções pontuaram: percepção da aprendizagem 26,6/48 pontos, percepção em relação aos docentes 25,7/ 44 pontos, percepção dos resultados acadêmicos 19,8/32 pontos, percepção do ambiente em geral 25,4/48 pontos, percepção das relações sociais 14,3/28 pontos. A percepção geral sobre o PBL foi de 120/200 no ciclo básico e 105,7/200 no ciclo clínico. Os estudantes possuem uma boa percepção em relação a metodologia, porém necessita de melhorias para aumentar a eficácia da didática desenvolvida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elienay Reis Dias, Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA

    Graduanda em Medicina na Universidade Federal do Maranhão

  • Antônia Iracilda e Silva Viana, Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA

    Doutorandq em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão.

    Docente na Universidade Federal do Maranhão

     

  • Anderson Gomes Santana Nascimento, Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA

    Doutorando em Ciências da Saúde - PPGCS/UFMA.

    Professor do curso de medicina na Universidade Federal do Maranhão

     

  • Michelli Erica Souza Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

    Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários. Professora de Medicina da UFMA/Imperatriz

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

REIS DIAS, Elienay; IRACILDA E SILVA VIANA, Antônia; GOMES SANTANA NASCIMENTO, Anderson; SOUZA FERREIRA, Michelli Erica. PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA APLICADA EM UM CURSO DE MEDICINA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 13, n. 32, 2023. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2378. Acesso em: 27 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 478

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)