PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA APLICADA EM UM CURSO DE MEDICINA
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problema, Percepção, Ensino médicoResumo
A Aprendizagem Baseada em Problema (PBL, do inglês, problem-based learning) é uma metodologia ativa de ensino aplicada em muitas universidades e atualmente em um curso de medicina do nordeste brasileiro. Para obter o ponto de vista dos alunos do referido curso sobre a metodologia aplicada, este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos discentes sobre o PBL aplicado no Eixo Integrador pertencente a graduação em medicina. O estudo foi do tipo observacional com participação de 96 alunos, os quais responderam ao questionário Dundee Ready Educational Environment Measure (Dreem). O parecer de aprovação ética consta com registro CAAE: 53409621.0.0000.5086. As dimensões de percepções pontuaram: percepção da aprendizagem 26,6/48 pontos, percepção em relação aos docentes 25,7/ 44 pontos, percepção dos resultados acadêmicos 19,8/32 pontos, percepção do ambiente em geral 25,4/48 pontos, percepção das relações sociais 14,3/28 pontos. A percepção geral sobre o PBL foi de 120/200 no ciclo básico e 105,7/200 no ciclo clínico. Os estudantes possuem uma boa percepção em relação a metodologia, porém necessita de melhorias para aumentar a eficácia da didática desenvolvida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

