ANÁLISE DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

A EXPERIÊNCIA DA REDE EDUCOMUNICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Educomunicação, desenvolvimento territorial sustentável, políticas públicas

Resumo

O presente estudo se propôs a analisar a política de desenvolvimento territorial à luz da dinâmica da Rede Educom no Sertão do São Francisco baiano. Além disto, a pesquisa pretendeu apresentar o perfil de governança de redes públicas vinculadas à Rede Educom TSSF, apontando possíveis caminhos para o trabalho em rede. Foi realizado o levantamento das publicações relacionadas com a Rede Educom TSSF na última década, a fim de que fosse obtida uma apreciação destes documentos, com vistas à análise dos seus conteúdos. Os resultados apontaram para uma agenda local e estadual que sugere a Rede Educom TSSF como uma estratégia de fortalecimento da política de desenvolvimento territorial, contemplando espaços prioritários como os mecanismos de governança – CODETER e CMDS do Sertão do São Francisco. Foi possível observar que a Rede Educom TSSF, enquanto projeto político, pressupõe uma estruturação operacional com dinâmica própria e prevê instrumentos que garantam a sustentabilidade do projeto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestra em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido

    Prefeitura Municipal de Varzea Nova/BA

  • Paulo Roberto Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduação em Ciências Sociais. Mestrado e Doutorado em Sociologia, na linha de Sociologia do Desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Associado do Colegiado de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Tem experiência nas áreas de Educação, Pesquisa Científica, Gestão de recursos naturais, Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental, Sociologia da Saúde e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Interdisciplinaridade, Degradação Socioambiental, Recursos hídricos, Saúde Ambiental e Mídia. Fundador e Coordenador Geral do Programa Escola Verde (escolaverde.org), aprovado pelo Programa de Extensão Universitária (PROEXT-MEC). Ganhador do prêmio de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica, do MEC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar. Coordenador do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI). Consultor Ad hoc da Revista Ambiente & Sociedade. Avaliador externo do PIBIC da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Pesquisador integrado ao Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD/Univasf). Presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Univasf (2013 a 2015) e integrante desta comissão atualmente. Integrante do Comitê do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) (2005 a 2009 e 2014 a 2019), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID (2013 a 2017), do Curso de Ciências Sociais. Atualmente é Orientador do Programa Residência Pedagógica. Membro Comissão Gestora de Logística Sustentável da Univasf. Membro do Comitê Gestor do Programa Univasf Sustentável. Coordenador de Estágio e Decano do Curso de Ciências Sociais da Univasf. Coordenador do Espaço Sala Verde da Univasf. Diretor Executivo da Revista Verde. Professor do curso de Especialização em Saúde Ambiental (SEaD/Univasf). Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental Interdisciplinar (SEaD/Univasf).

Downloads

Publicado

2025-05-13

Como Citar

ANÁLISE DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO: A EXPERIÊNCIA DA REDE EDUCOMUNICATIVA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 15(35), A5 01-20. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

1-10 de 245

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)