PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS SUSTENTÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14609646Palavras-chave:
Práticas Agrícolas, Pecuária, Recursos Naturais, Comunidades TradicionaisResumo
Visando uma compreensão sobre os reflexos das práticas agropecuárias no ambiente natural, buscou-se, neste artigo, apresentar os saberes e fazeres de práticas agropecuárias desenvolvidas em comunidades tradicionais, pontuando de que forma esses saberes poderão apoiar o currículo escolar do Centro Territorial de Educação Profissional José Amâncio Filho, em Curaçá-BA, através dos cursos de Agropecuária, Agroecologia, Agricultura e Zootecnia. O estudo foi desenvolvido em uma comunidade de fundo e fecho de pasto, localizada em área de sequeiro e uma comunidade quilombola, situada em área ribeirinha. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de questionários semiestruturados a agricultores e pecuaristas com foco nas questões das práticas agropastoris bem como sobre a situação socioeconômica do produtor rural com sua família. Além disso, houve a prática de observação dessas práticas. A análise de dados foi desenvolvida através da sistematização por meio de tabelas e gráficos, elencando os tipos de práticas, como elas se organizam, quais as suas finalidades dentro das comunidades, diagnosticando, também, possíveis contribuições para formação profissional dos alunos por meio do currículo dos cursos do eixo Recursos Naturais. Os resultados foram revelados a partir de figuras e tabelas apoiados por uma escrita descritiva com foco em detalhar as percepções obtidas nas entrevistas e observações dessas práticas agropecuárias. Desse modo, conclui-se que o acesso aos resultados dessa pesquisa no âmbito científico pode gerar uma mobilização e um estímulo dentro da sociedade, provocando, assim, a revisão e adequação do currículo do eixo de Recursos Naturais com olhos voltados para a realidade local, a partir da interação entre escola e comunidades tradicionais, correlacionado, os conhecimentos empíricos e os conhecimentos científicos no desenvolvimento dos arranjos produtivos, em observância às condições ambientais nas diferentes realidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

