EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONHECIMENTOS LOCAIS DE ESTUDANTES

UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS DO CAMPO DE UMA CIDADE NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Autores

  • João Paulo Arruda de Lima Rede Municipal de Ensino de Surubim-PE e Rede Estadual de Ensino da Paraíba
  • Joaklebio Alves da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Marcelo Alves Ramos Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

Palavras-chave:

Cultura campesina, Diálogo entre conhecimentos, Prática docente

Resumo

A Educação do Campo surge enquanto modalidade de ensino em oposição à educação rural, tendo em vista que essa se baseava num modelo excludente de educação, que é combatido pelos movimentos sociais campesinos. Entre as propostas da Educação do Campo temos a valorização da pluralidade cultural, a promoção da sustentabilidade local, e a valorização dos conhecimentos locais dos alunos. Assim, esta pesquisa objetivou analisar se o ensino praticado em escolas do campo do Município de Surubim-PE contribui para promover a interligação entre o conhecimento formal e o conhecimento local dos alunos na sala de aula e a valorização da identidade e cultura campesina. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa nos moldes da abordagem qualitativa e respaldada na metodologia da pesquisa-ação. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com professores e diretores de escolas do campo do referido município e analisados com uso de elementos da Análise de Conteúdo. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética e aprovado com CAAEE nº 68473016.3.0000.5207. Entre os resultados obtidos com a pesquisa, percebe-se que, embora os professores e gestores das escolas digam, em sua maioria, que promovem a valorização dos conhecimentos locais dos alunos e sua cultura campesina no ambiente escolar, esses desconhecem a política nacional de Educação do Campo, devido à falta de uma formação voltada para temática, o que dificulta a implantação de uma educação no e do campo em Surubim-PE.

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Biografia do Autor

  • João Paulo Arruda de Lima, Rede Municipal de Ensino de Surubim-PE e Rede Estadual de Ensino da Paraíba

    Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (PPGE/UPE). Licenciado em Geografia (UPE) e em Pedagogia (FAEL). Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino em Surubim-PE e da Rede Estadual de Ensino em Campina Grande-PB. joaopauloposead@gmail.com

  • Joaklebio Alves da Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE). Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral em Educação (PPGE/UFPB/FAPESQ). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO/UFRPE/CNPq). joaklebio.silva@gmail.com

  • Marcelo Alves Ramos, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

    Doutor em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com Estágio Pós-Doutoral em Ecologia (UFRPE). Atualmente é Professor Associado (Livre Docente) da Universidade de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa Etnobiologia, ecologia e conservação (CNPq) e Coordenador do Laboratório de Estudos Etnobiológicos (LEET/UPE). marcelo.alves@upe.br

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONHECIMENTOS LOCAIS DE ESTUDANTES: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS DO CAMPO DE UMA CIDADE NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2516

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