EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONHECIMENTOS LOCAIS DE ESTUDANTES
UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS DO CAMPO DE UMA CIDADE NO AGRESTE DE PERNAMBUCO
Mots-clés :
Cultura campesina, Diálogo entre conhecimentos, Prática docenteRésumé
A Educação do Campo surge enquanto modalidade de ensino em oposição à educação rural, tendo em vista que essa se baseava num modelo excludente de educação, que é combatido pelos movimentos sociais campesinos. Entre as propostas da Educação do Campo temos a valorização da pluralidade cultural, a promoção da sustentabilidade local, e a valorização dos conhecimentos locais dos alunos. Assim, esta pesquisa objetivou analisar se o ensino praticado em escolas do campo do Município de Surubim-PE contribui para promover a interligação entre o conhecimento formal e o conhecimento local dos alunos na sala de aula e a valorização da identidade e cultura campesina. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa nos moldes da abordagem qualitativa e respaldada na metodologia da pesquisa-ação. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com professores e diretores de escolas do campo do referido município e analisados com uso de elementos da Análise de Conteúdo. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética e aprovado com CAAEE nº 68473016.3.0000.5207. Entre os resultados obtidos com a pesquisa, percebe-se que, embora os professores e gestores das escolas digam, em sua maioria, que promovem a valorização dos conhecimentos locais dos alunos e sua cultura campesina no ambiente escolar, esses desconhecem a política nacional de Educação do Campo, devido à falta de uma formação voltada para temática, o que dificulta a implantação de uma educação no e do campo em Surubim-PE.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.