USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13137426Palavras-chave:
Educação Médica, Aprendizagem Baseada em Problemas, Relações Médico-Paciente, Métodos de Estudo de Matéria Médica, Estudantes de MedicinaResumo
A educação médica atual deve-se basear, prioritariamente, nas metodologias ativas de ensino que envolvam vertentes biológicas, sociais, psíquicas e culturais para a aprendizagem médica. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi relatar, sob viés analítico-reflexivo, a percepção discente acerca do uso da dramatização no ensino da relação médico-paciente. Foi realizada atividade com vinte e seis discentes do segundo período de graduação em Medicina, dividida em três etapas distintas: leitura temática, peça teatral e roda de conversa em relação aos aspectos positivos e negativos das encenações. Ao término da atividade, os discentes responderam a um questionário sobre a satisfação, a relevância da dinâmica e a importância de se abordar o tema desde o início da formação médica. Evidenciou-se que os discentes consideraram a atividade como muito boa (54%), totalmente relevante (54%) e de abordagem muito importante desde o início da formação acadêmica (88%). Além disso, constatou-se que a atividade estimulou a comunicação efetiva, empatia e trabalho em equipe entre os participantes. A atividade permitiu aos alunos a conscientização em relação à importância de uma boa relação médico-paciente no exercício da Medicina. O método de dramatização utilizado durante a atividade foi considerado pelos discentes como um formato pedagógico inovador e interdisciplinar, cumprindo com os pré-requisitos da Aprendizagem Baseada em Problemas.
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