USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.13137426Mots-clés :
Educação Médica, Aprendizagem Baseada em Problemas, Relações Médico-Paciente, Métodos de Estudo de Matéria Médica, Estudantes de MedicinaRésumé
A educação médica atual deve-se basear, prioritariamente, nas metodologias ativas de ensino que envolvam vertentes biológicas, sociais, psíquicas e culturais para a aprendizagem médica. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi relatar, sob viés analítico-reflexivo, a percepção discente acerca do uso da dramatização no ensino da relação médico-paciente. Foi realizada atividade com vinte e seis discentes do segundo período de graduação em Medicina, dividida em três etapas distintas: leitura temática, peça teatral e roda de conversa em relação aos aspectos positivos e negativos das encenações. Ao término da atividade, os discentes responderam a um questionário sobre a satisfação, a relevância da dinâmica e a importância de se abordar o tema desde o início da formação médica. Evidenciou-se que os discentes consideraram a atividade como muito boa (54%), totalmente relevante (54%) e de abordagem muito importante desde o início da formação acadêmica (88%). Além disso, constatou-se que a atividade estimulou a comunicação efetiva, empatia e trabalho em equipe entre os participantes. A atividade permitiu aos alunos a conscientização em relação à importância de uma boa relação médico-paciente no exercício da Medicina. O método de dramatização utilizado durante a atividade foi considerado pelos discentes como um formato pedagógico inovador e interdisciplinar, cumprindo com os pré-requisitos da Aprendizagem Baseada em Problemas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

