O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO MATERIAL DISPONIBILIZADO

Autores

  • Denise Evelyn Pereira Brandão Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Caio Fernandes Sales Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Karen Riggeri Saad UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13099394

Palavras-chave:

Aprendizagem, Anatomia, Recursos Audiovisuais

Resumo

Atualmente os estudantes de medicina usam a plataforma do YouTube como instrumento auxiliar no aprendizado da anatomia humana. Contudo, a literatura sugere que os vídeos disponíveis na plataforma aberta podem não ser adequados para fins educacionais. Após busca e seleção sistemática, foi avaliada a qualidade de 294 vídeos do YouTube sobre anatomia das articulações humanas postados entre 20 de junho e julho de 2021 por meio de instrumento publicado anteriormente. Apenas 17,7% dos vídeos foram considerados aprovados para fins educacionais do curso de medicina. A falta de profundidade, detalhamento e abrangência do conteúdo são os fatores que mais impactaram na baixa qualidade. Além disso, foi observada falta de informações sobre a bibliografia consultada e dados sobre os criadores dos vídeos. Por fim, a popularidade não foi associada aos vídeos aprovados por este método.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Evelyn Pereira Brandão, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Discente do curso de Medicina da Univasf

  • Caio Fernandes Sales, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Discente do curso de Medicina da Univasf

  • Karen Riggeri Saad, UNIVASF

    Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (2000), Especialização em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Sao Paulo (2008) e Doutorado em Ciências Cirúrgicas Interdisciplinares pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Atualmente é professora adjunta da disciplina de Morfologia do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco e docente do programa profissional de mestrado em Dinâmicas do Desenvolvimento do Semiárido. Tem experiência nas áreas de avaliação postural, disfunção musculoesquelética e lesão de isquemia e reperfusão em modelos experimentais de trauma.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO MATERIAL DISPONIBILIZADO. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A16-01. https://doi.org/10.5281/zenodo.13099394

Artigos Semelhantes

1-10 de 180

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.