O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO MATERIAL DISPONIBILIZADO

Auteurs-es

  • Denise Evelyn Pereira Brandão Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Caio Fernandes Sales Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Karen Riggeri Saad UNIVASF

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.13099394

Mots-clés :

Aprendizagem, Anatomia, Recursos Audiovisuais

Résumé

Atualmente os estudantes de medicina usam a plataforma do YouTube como instrumento auxiliar no aprendizado da anatomia humana. Contudo, a literatura sugere que os vídeos disponíveis na plataforma aberta podem não ser adequados para fins educacionais. Após busca e seleção sistemática, foi avaliada a qualidade de 294 vídeos do YouTube sobre anatomia das articulações humanas postados entre 20 de junho e julho de 2021 por meio de instrumento publicado anteriormente. Apenas 17,7% dos vídeos foram considerados aprovados para fins educacionais do curso de medicina. A falta de profundidade, detalhamento e abrangência do conteúdo são os fatores que mais impactaram na baixa qualidade. Além disso, foi observada falta de informações sobre a bibliografia consultada e dados sobre os criadores dos vídeos. Por fim, a popularidade não foi associada aos vídeos aprovados por este método.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Denise Evelyn Pereira Brandão, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do curso de Medicina da Univasf

Caio Fernandes Sales, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do curso de Medicina da Univasf

Karen Riggeri Saad, UNIVASF

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (2000), Especialização em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Sao Paulo (2008) e Doutorado em Ciências Cirúrgicas Interdisciplinares pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Atualmente é professora adjunta da disciplina de Morfologia do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco e docente do programa profissional de mestrado em Dinâmicas do Desenvolvimento do Semiárido. Tem experiência nas áreas de avaliação postural, disfunção musculoesquelética e lesão de isquemia e reperfusão em modelos experimentais de trauma.

Téléchargements

Publié-e

2024-07-27

Comment citer

Evelyn Pereira Brandão, D., Fernandes Sales, C., & Riggeri Saad, K. (2024). O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO MATERIAL DISPONIBILIZADO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A16–01. https://doi.org/10.5281/zenodo.13099394