RREPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE HUMANA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5° ANO DOENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Diversidade, Relações étnico-raciais, Anos iniciais Ensino FundamentalResumo
Apresentamos os resultados da nossa pesquisa quanti-qualitativa acerca da representação da diversidade humana proposta pelos livros didáticos do alunado do 4° e do 5° ano do Ensino Fundamental que integram o Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2019 do Ministério de Educação. Objetivamos mensurar as proporções representativas da diversidade humana nas categorias fenotípica, cultural e linguística assim como avaliar a conformidade dos livros didáticos com as prescrições do edital no que diz respeito à diversidade humana e às relações étnico-raciais. O corpus da nossa pesquisa engloba os seis componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Artes, Ciências, Geografia, História, Matemática e Português. Este estudo configura-se como uma análise documental cuja coleta de dados foi realizada de acordo com as três categorias de análise acima referidas. Os resultados expressos sob a forma de percentuais visam delinear de forma concreta as tendências editoriais acerca da diversidade humana a partir de uma análise comparativa entre componentes e campos de saber (ciências humanas e ciências exatas). Entre os resultados mais significativos da pesquisa, destacam-se a manutenção de estereótipos da sociedade civil entre homens e mulheres e a sub-representação da cultura e língua afro-brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.