RREPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE HUMANA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5° ANO DOENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Éric Brun Universidade Esdadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Diversidade, Relações étnico-raciais, Anos iniciais Ensino Fundamental

Resumo

Apresentamos os resultados da nossa pesquisa quanti-qualitativa acerca da representação da diversidade humana proposta pelos livros didáticos do alunado do 4° e do 5° ano do Ensino Fundamental que integram o Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2019 do Ministério de Educação. Objetivamos mensurar as proporções representativas da diversidade humana nas categorias fenotípica, cultural e linguística assim como avaliar a conformidade dos livros didáticos com as prescrições do edital no que diz respeito à diversidade humana e às relações étnico-raciais. O corpus da nossa pesquisa engloba os seis componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Artes, Ciências, Geografia, História, Matemática e Português. Este estudo configura-se como uma análise documental cuja coleta de dados foi realizada de acordo com as três categorias de análise acima referidas. Os resultados expressos sob a forma de percentuais visam delinear de forma concreta as tendências editoriais acerca da diversidade humana a partir de uma análise comparativa entre componentes e campos de saber (ciências humanas e ciências exatas). Entre os resultados mais significativos da pesquisa, destacam-se a manutenção de estereótipos da sociedade civil entre homens e mulheres e a sub-representação da cultura e língua afro-brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Éric Brun, Universidade Esdadual de Feira de Santana

    Doutor em Educação

    Universidade Estadual de Feira de Santana

Downloads

Publicado

2025-02-23

Como Citar

RREPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE HUMANA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5° ANO DOENSINO FUNDAMENTAL. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), A7 01-31. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

1-10 de 433

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.