ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CLIMA ESCOLAR E A CARACTERIZAÇÃO DISCENTE DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ANOS INICIAIS EM SÃO CARLOS - SP

Autores

  • Alice Jorge da Cruz Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Júlia Ribeiro Fernandes Universidade Federal de São Carlos
  • Laura Moro Ribeiro de Freitas Universidade Federal de São Carlos
  • Vitor Silva Salgado Universidade Federal de São Carlos
  • Denise Maria Reis UFSCar https://orcid.org/0000-0001-9172-3711

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13624885

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Gestão escolar, Clima escolar, Estudantes, Avaliação externa

Resumo

O presente relato é resultante das experiências de estudantes de graduação no contexto do Estágio Supervisionado em Administração Escolar nos Ensinos Fundamental e Médio — disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos —, em 2023. O campo de inserção tratou-se de uma escola pública estadual paulista de Ensino Fundamental I, do município de São Carlos/SP, com o intuito de acompanhar, compreender e contribuir com o trabalho da equipe gestora. O estágio centrou-se no acompanhamento das atividades da coordenação pedagógica e na observação das ações cotidianas dos sujeitos escolares, tendo em vista a delimitação prévia de dois focos de análise: o clima escolar e os estudantes. Junto à dimensão prática, os aportes teóricos da disciplina ocorreram por meio das aulas presenciais, cujas orientações e estudos coletivos forneceram maior direcionamento aos procedimentos de diálogo, registro e interpretação dos dados e experiências empreendidos em campo. Nesse sentido, objetiva-se apresentar e discutir, por um viés crítico e à luz de referencial teórico da gestão escolar, as informações obtidas sobre a escola em questão, destacando suas predominâncias e particularidades relativas às interações e relacionamentos interpessoais, bem como em termos de seu alunado, com ênfase no lugar ocupado pelas avaliações externas refletidas em sua caracterização. As discussões indicam que cada realidade escolar, embora seja possível fazer aproximações ou verificar distanciamentos em relação a outras, é única, complexa e não revelada instantaneamente. Assim, avalia-se a posição dos estagiários, uma vez atores externos, frente à equipe gestora e o cuidado ao desenvolver conclusões definitivas.

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Publicado

2024-09-01

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CLIMA ESCOLAR E A CARACTERIZAÇÃO DISCENTE DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ANOS INICIAIS EM SÃO CARLOS - SP. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34). https://doi.org/10.5281/zenodo.13624885

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