A PATERNIDADE DE PAIS ACUSADOS DE ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Heleno (V) Pereira Nunes Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada https://orcid.org/0000-0003-2802-2474
  • Marcelo Silva de Souza Ribeirto Universidade Federal Vale do São Francisco
  • Ana Lucia Francisco Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15291169

Palavras-chave:

cartografia, abuso sexual intrafamiliar, Paternidade, familia

Resumo

O abuso sexual infantil configura um fenômeno complexo e crescente e na maioria das vezes, o pai aparece como um dos principais perpetradores desses atos e se apresenta imbricado por várias condições no contexto contemporâneo sociocultural, econômico, jurídico, histórico, biológico e psicológico. Perpassado por marcadores como sexo, gênero, raça e classe. É um projeto relevante por buscar discutir a paternidade de uma perspectiva do abuso sexual intrafamiliar e buscando responder às questões: como o homem-pai que se encontra em situação de abusador sexual intrafamiliar compreende/percebe o sentido de sua paternidade? O que o levar a cometer o abuso sexual intrafamiliar contra seus próprios filhos? Assim o artigo tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à paternidade por pais acusados de cometerem abuso sexual infantil contra seus filhos meninos. Trata-se de uma revisão de literatura sobre o tema. Os ensaios teóricos pesquisados versam sobre a temática do abuso sexual intrafamiliar cometidos por homens pais de meninos, e que foram publicados em periódicos científicos nos idiomas português, inglês ou espanhol. Enquanto aproximações conclusivas tem-se que urge a necessidade de compreender cada vez mais essa forma de abuso sexual infantil, assim, como uma maior compreensão teoria sobre o fenômeno.

 

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Biografia do Autor

  • Heleno (V) Pereira Nunes, Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Vale do São Francisco - UNIVASF (2015 - 2017). Especialista em Desenvolvimento Infantil - Universidade Vale do São Francisco - 2018. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2009 - 2012). Especialista em Psicologia Clínica de Orientação Psicanalítica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (2009 - 2010). Atualmente é Professor Titular da Autarquia Educacional de Serra Talhada - PE, lotado na Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada/FACISST ( desde 2013). Diretor Pedagógico da FACISST (desde 2018). Coordenador do Curso de Psicologia da FACISST. (2017 e 2018.1). Supervisor de Estágio Obrigatório em Psicologia Clínica de Orientação Psicanalítica e Psicologia Social da FACISST (desde 2014). Professor Colaborador do Curso de Bacharelado em Medicina da Universidade de Pernambuco - Campus - Serra Talhada ( desde 2017). Professor Mediador nos cursos técnicos do NEAD/CODAI - Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017). Professor-Tutor do curso de Licenciaturas e Pós-Graduação do Instituto Federal de Pernambuco (desde 2012) Revisor/Avaliador do Periódico Caravana do Instituto Federal de Pernambuco - (IFPE). Professor Formador do Curso de Docência em Biologia - Universidade Federal Vale do São Francisco. Professor Formador da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP/PB (2018). Consultório Particular em Psicologia Clínica, desde 2009. Tem experiência em Psicologia nas seguintes temáticas: infância, adolescência, clínica interventiva, oficinas, orientação profissional, sociedade, debate, extensão, representações sociais, masculinidade, paternidade, família, abuso sexual, psicanálise, seleção, competências, recursos humanos. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Dadá - Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAST. Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Desenvolvimento da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Desenvolve pesquisa nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Educação.

  • Marcelo Silva de Souza Ribeirto, Universidade Federal Vale do São Francisco

    Doutor em Educação

    Universidade Federal Vale do São Francisco

  • Ana Lucia Francisco , Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

    Psicóloga, Psicoterapeuta, com Mestrado em Psicologia Clínica- PUC-RJ e Doutorado em Psicologia Clínica- PUC-SP. Pesquisadora vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Contemporâneas do programa de pós-graduação em Psicologia Clínica - mestrado e doutorado - e ao Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Desde 2004.1 vem conduzindo, no programa de pós-graduação em Psicologia Clínica, Leituras Dirigidas relacionadas ao estudo e aprofundamento de temáticas voltadas a Clinica do Social e às Intervenções Clinicas Sociais. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Clínicas: Psicologia e Política junto ao CNPq. Vem, também, orientando dissertações e teses que buscam problematizar a prática do psicólogo clínico em diferentes situações e contextos institucionais, tais como em empresas, comunidades, clínica-escola, instituições jurídicas, entre outras além do aprofundamento de temáticas relacionadas à construção subjetiva do homem contemporâneo. Toma a abordagem cartográfica como grade de leitura para a compreensão dos processos institucionais e das experiências dos profissionais, considerando seu caráter inventivo de transformação de realidades. É autora dos livros: Psicologia Clínica: prática em construção e desafios para a formação. Editora CRV, 2012; e Instituições e Dispositivos Institucionais, Appris Editora, 2017. Autora de artigos já publicados.

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Publicado

2025-04-27

Como Citar

A PATERNIDADE DE PAIS ACUSADOS DE ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR : UMA REVISÃO DA LITERATURA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 15(35), A5 01-27. https://doi.org/10.5281/zenodo.15291169

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