A PATERNIDADE DE PAIS ACUSADOS DE ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15291169Keywords:
cartografia, abuso sexual intrafamiliar, Paternidade, familiaAbstract
O abuso sexual infantil configura um fenômeno complexo e crescente e na maioria das vezes, o pai aparece como um dos principais perpetradores desses atos e se apresenta imbricado por várias condições no contexto contemporâneo sociocultural, econômico, jurídico, histórico, biológico e psicológico. Perpassado por marcadores como sexo, gênero, raça e classe. É um projeto relevante por buscar discutir a paternidade de uma perspectiva do abuso sexual intrafamiliar e buscando responder às questões: como o homem-pai que se encontra em situação de abusador sexual intrafamiliar compreende/percebe o sentido de sua paternidade? O que o levar a cometer o abuso sexual intrafamiliar contra seus próprios filhos? Assim o artigo tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à paternidade por pais acusados de cometerem abuso sexual infantil contra seus filhos meninos. Trata-se de uma revisão de literatura sobre o tema. Os ensaios teóricos pesquisados versam sobre a temática do abuso sexual intrafamiliar cometidos por homens pais de meninos, e que foram publicados em periódicos científicos nos idiomas português, inglês ou espanhol. Enquanto aproximações conclusivas tem-se que urge a necessidade de compreender cada vez mais essa forma de abuso sexual infantil, assim, como uma maior compreensão teoria sobre o fenômeno.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

