SABERES ANCESTRAIS CAMPONESES, UMA AÇÃO DE EXTENSÃO RURAL NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19, EM EXU PERNAMBUCO, SEMIÁRIDO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Ancestralidade, Assessoria Técnica, Conhecimento, SociobiodiversidadeResumo
O presente relato de experiência descreve as ações que foram desenvolvidas pela Associação dos/as Agricultores/as Familiares da Serra dos Paus Dóias (AGRODÓIA), junto à comunidade na Serra dos Paus Dóias, Chapada do Araripe, em Exu, Pernambuco, Brasil, dentro da qual a autora esteve como coordenadora dos processos de assessoria e de acompanhamentos direcionados. O projeto teve como objetivo fortalecer a comunidade Serra dos Paus Dóias, por meio do uso do alimento/remédio e resgate dos conhecimentos ancestrais, produzindo, distribuindo, gerando renda e soberania alimentar nutricional a partir dos produtos e dos saberes coletivos, proporcionando um empoderamento via cuidados com a saúde e bem-estar das famílias envolvidas. Foram adotadas as metodologias participativas, organizadas em cinco etapas: 1) sensibilização e mobilização; 2) diagnóstico participativo; 3) planejamento participativo; 4) execução de atividades; 5) monitoramento, avaliação, acompanhamento e replanejamento. Foram acompanhadas 82 famílias, (420 pessoas), resultando na identificação das práticas do extrativismo de 91 espécies de plantas nativas e cultivadas, e formas de usos, resgate de receitas diversas, com produção de sabão e de fitoterápicos, identificação dos detentores do saber ancestral e distribuição de alimentos locais. Um trabalho, muitas vezes, invisível, que se mostrou muito ativo e presente nas cinco gerações participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.