CAPACITANDO EM ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Autores

  • Cleison Keulys dos Santos Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Eliza Maria de Alencar Barros Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Glória Maria Pinto Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • kátia simoni Bezerra Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Fortalecimento institucional, Medição de Risco, Humanização da Assistência

Resumo

A classificação de risco representa, para o Sistema Único de Saúde (SUS), uma forma de reorganizar a demanda de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) e direcionar o usuário ao setor designado baseado em sua queixa. Essa ferramenta foi implantada pelo Ministério da Saúde (MS) a partir da necessidade de se oferecer um acolhimento nos serviços de saúde, de modo resolutivo e prioritário. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de discentes na condução de um processo formativo no âmbito do acolhimento e classificação risco. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa e descritiva. A intervenção foi desenvolvida utilizando-se do Método de Interação Social e Dialógicoe ocorreu em duas fases, sendo a primeira, sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) no processo do acolhimento, e a segunda, sobre classificação de risco, buscando-se o desenvolvimento de habilidades para identificação de necessidades. As atividades ocorreram no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024. Foram realizados seis encontros enfatizando os princípios da PNH, acolhimento as diversidades e classificação de risco com foco no perfil epidemiológico da população adscrita da UBS. Em seguida ao processo formativo, percebeu-se a equipe com maior segurança para identificar quem necessita de prioridade no atendimento, maior agilidade e otimização no fluxo da assistência. Diante do exposto, acredita-se que as ações desenvolvidas modificaram o processo de trabalho na UBS e na relação com a comunidade, assim como contribuíram na formação profissional dos acadêmicos. 

 

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Biografia do Autor

  • Cleison Keulys dos Santos Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Acadêmico de Medicina

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Eliza Maria de Alencar Barros, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Enfermeira

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Glória Maria Pinto Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • kátia simoni Bezerra Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Biotecnologia

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2025-03-22

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

CAPACITANDO EM ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 15(35), R3 01-16. https://doi.org/10.5281/

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