CAPACITANDO EM ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Fortalecimento institucional, Medição de Risco, Humanização da AssistênciaResumo
A classificação de risco representa, para o Sistema Único de Saúde (SUS), uma forma de reorganizar a demanda de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) e direcionar o usuário ao setor designado baseado em sua queixa. Essa ferramenta foi implantada pelo Ministério da Saúde (MS) a partir da necessidade de se oferecer um acolhimento nos serviços de saúde, de modo resolutivo e prioritário. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de discentes na condução de um processo formativo no âmbito do acolhimento e classificação risco. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa e descritiva. A intervenção foi desenvolvida utilizando-se do Método de Interação Social e Dialógicoe ocorreu em duas fases, sendo a primeira, sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) no processo do acolhimento, e a segunda, sobre classificação de risco, buscando-se o desenvolvimento de habilidades para identificação de necessidades. As atividades ocorreram no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024. Foram realizados seis encontros enfatizando os princípios da PNH, acolhimento as diversidades e classificação de risco com foco no perfil epidemiológico da população adscrita da UBS. Em seguida ao processo formativo, percebeu-se a equipe com maior segurança para identificar quem necessita de prioridade no atendimento, maior agilidade e otimização no fluxo da assistência. Diante do exposto, acredita-se que as ações desenvolvidas modificaram o processo de trabalho na UBS e na relação com a comunidade, assim como contribuíram na formação profissional dos acadêmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.