CAPACITANDO EM ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15068501Palavras-chave:
Fortalecimento institucional, Medição de Risco, Humanização da AssistênciaResumo
A classificação de risco representa, para o Sistema Único de Saúde (SUS), uma forma de reorganizar a demanda de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) e direcionar o usuário ao setor designado baseado em sua queixa. Essa ferramenta foi implantada pelo Ministério da Saúde (MS) a partir da necessidade de se oferecer um acolhimento nos serviços de saúde, de modo resolutivo e prioritário. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de discentes na condução de um processo formativo no âmbito do acolhimento e classificação risco. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa e descritiva. A intervenção foi desenvolvida utilizando-se do Método de Interação Social e Dialógicoe ocorreu em duas fases, sendo a primeira, sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) no processo do acolhimento, e a segunda, sobre classificação de risco, buscando-se o desenvolvimento de habilidades para identificação de necessidades. As atividades ocorreram no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024. Foram realizados seis encontros enfatizando os princípios da PNH, acolhimento as diversidades e classificação de risco com foco no perfil epidemiológico da população adscrita da UBS. Em seguida ao processo formativo, percebeu-se a equipe com maior segurança para identificar quem necessita de prioridade no atendimento, maior agilidade e otimização no fluxo da assistência. Diante do exposto, acredita-se que as ações desenvolvidas modificaram o processo de trabalho na UBS e na relação com a comunidade, assim como contribuíram na formação profissional dos acadêmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

