SUBPARTITURA E MEMÓRIA CORPORAL
SUBPARTITURA E MEMÓRIA CORPORAL
Palavras-chave:
Performance, Subpartitura-Partitura, Processos Artísticos e Memória CorporalResumo
Busquei investigar e refletir a partir da práxis artística processos criativos de dança/performance - subpartitura e partitura artística e/ou coreografia/espetáculo, como possíveis sistemas, etapas e estratégias de e para criação em Dança. Analisei as relações entre subpartituras e história corporal/artística na criação coreográfica, através de diferentes autores, e, em específico Patrice Pavis (2005) que propõe a utilização dos conceitos subpartitura e partitura. Reflexões e questionamentos vivenciados por mim (pesquisador/coreógrafo) na elaboração do Solo “InSólito”2 para dois bailarinos (criadores/intérpretes). Para talvez, desenvolver novas estratégias, estímulos e proposições de composição e análise da e para a Dança, que possam auxiliar o meu (e de outros) desenvolvimento e atuação profissional nos diferentes segmentos da dança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.