EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS, INFÂNCIA(S) E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

NARRATIVAS DE UM OFICINAR

Autores

  • Wesley Prado Gois Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - UECE
  • Tânia Maria de Sousa França Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Educação Estética, Infâncias, Formação Docente, Experiências, Oficinas

Resumo

A experiência estética, com seus vários significados, pode ser entendida de acordo com os sentidos e os significados que cada um vive diante das suas experiências. Dessa forma, este artigo busca pensar sobre como as experiências estéticas podem vir a trazer elementos para pensar sobre a(s) infância(s) e a formação docente inicial de um grupo de bolsistas da brinquedoteca da UECE/FECLI. Ancorado em uma pesquisa qualitativa, com aproximações da pesquisa-ação, este trabalho permitiu refletir, com os estudos de Duarte Júnior (1994), Ostetto (2019) e Farias et al. (2014), sobre os diversos significados e sentidos das bolsistas em torno das oficinas estéticas nas suas formações. Esta ação demostrou ser importante e necessária para acessar a dimensão do sensível na formação de professores.

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Biografia do Autor

  • Wesley Prado Gois, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - UECE

    Graduação em Pedagogia (UECE)

    Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - UECE

  • Tânia Maria de Sousa França, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação (UECE)

    Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS, INFÂNCIA(S) E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: NARRATIVAS DE UM OFICINAR. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D21 01-20. https://doi.org/10.5281/

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