Apresentação do dossiê - Educação e práticas educativas em múltiplos contextos: um dossiê interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14606372Palavras-chave:
Educação e práticas educativas , interdisciplinaridadeResumo
“Educação e práticas educativas em múltiplos contextos: um dossiê interdisciplinar” nomeia um conjunto de textos para o qual seus artigos confluíram com nosso propósito de promover reflexões que inspirassem novas práticas e experiências teórico-metodológicas voltadas para a transformação do campo educacional, por meio de ações pedagógicas e de alternativas inovadoras de ensino e aprendizagem. Com o suporte de novos conhecimentos e informações, além de diferentes abordagens para o gerenciamento das atividades de aprendizagem, constituímos uma oportunidade viável para fomentar o pensamento crítico sobre a educação, refletir sobre as políticas de ensino vigentes e contribuir para mudanças sociais que reforcem a cidadania e os direitos humanos no sentido de problematizar e reduzir os processos de desigualdade.
Temáticas como a educação integral, abordagens metodológicas inovadoras acontecendo em espaços formais e informais de educação, as competências socio-emocionais e a formação docente, a intensificação e a precarização do trabalho docente, constituem um espaço de debate importante na contemporaneidade e para os quais é necessário que seja lançado um olhar investigativo. Ao mesmo tempo, temas como educação especial inclusiva, abordando asespecificidades dessa atuação, em diálogo com saberes transdisciplinares, são trazidos em relatos de pesquisas recentes,com contribuições relevantes para a área.
O dossiê é constituído por trinta textos de quarenta e nove autores advindos de diferentes regiões brasileiras, promovendo uma diversidade de experiências educacionais, que destaca múltiplos espaços de formação nas mais diversas áreas. Sobre a temática da formação docente são abordados assuntos como: contribuições da residência pedagógica, o conceito de pedagogia universitária, formação inicial na perspectiva da criatividade, as ausências nos currículos, a pedagogia histórico-crítica e a formação de professores alfabetizadores.
Sobre as abordagens metodológicas inovadoras, selecionamos textos que levam em consideração experiências com letramento midiático, uso de tecnologias digitais da informação e comunicação por meio de aplicativos em dispositivos móveis, a importância da literatura como um direito fundamental e uma ferramenta de humanização no contexto carcerário, esportes indígenas em aulas de educação física, aprendizagem interativa e imersiva na sala de aula por meio da realidade aumentada e experiências educativas decoloniais no ambiente virtual.
A abordagem da educação especial inclusiva envolve pesquisa com crianças autistas e com paralisia cerebral em Ocara-Ceará cujo objetivo é fomentar o conhecimento e entendimento acerca das deficiências para que a inclusão aconteça de fato, desde a primeira infância, com a finalidade de promover a interação e inclusão social entre as crianças com deficiências, tanto física, quanto com transtorno do neurodesenvolvimento. O tema é abordado ainda por meio de uma discussão sobre como os princípios da educação especial foram viabilizados dentro das escolares regulares, a conjuntura social em que ela foi criada e sua área de atuação.
Esses artigos, construídos a partir das interações entre educadores e educandos, e a busca por significados compartilhados, criam narrativas, questionamentos e redes de relações. São trocas de linguagens que emergem em trajetórias formativas de mestiçagem, ecoando a riqueza da diversidade cultural e o entrecruzamento de diferentes assuntos, todos imersos em uma variedade de práticas educativas, memórias e oralidades que refletem e reverberam essa pluralidade.
Desejamos uma boa leitura!!!!
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

