APRESENTANDO UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA A EXIBIÇÃO DE IMAGENS ILUSTRATIVAS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Material didático, Ensino de Biologia, Assimilação de conhecimentosResumo
O presente artigo teve como objetivo apresentar uma estratégia metodológica acessível e de fácil manuseio, visando construção de um aparato didático para a exibição de imagens ilustrativas em sala de aula por meio uma abordagem criativa e dinâmica. Confeccionado a partir de materiais recicláveis, o presente modelo didático simula um monóculo a ser empregado para a apresentação de representações esquemáticas em distintos temas biológicos. Esse aparato, quando apresentado a um grupo de vinte estudantes universitários, obteve excelente aceitação destes, demonstrando o potencial do presente material didático em despertar o interesse e a curiosidade, além de proporcionar um método lúdico e criativo como instrumento facilitador para a produção e assimilação de conhecimentos. A excelente receptividade pelos graduandos, aliado ao seu baixo custo e às facilidades na construção, reforça a necessidade de adequação de instrumentos pedagógicos dinâmicos e interativos dessa natureza em atividades educativas. Futuramente, tal material didático poderá vir a se tornar uma alternativa viável a ser adotada rotineiramente por docentes em sua prática pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.